Texto por Colaborador: Redação 01/02/2026 - 01:00

O novo Manual de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) implementa regras voltadas à proteção do consumidor. Entre as principais novidades está a regulamentação do valor cobrado pelos ingressos destinados às torcidas visitantes. O documento foi divulgado em 28 de janeiro e já vigora para o Campeonato Brasileiro desta temporada.

De acordo com o Manual, o valor do bilhete para a torcida visitante não poderá exceder o dobro do ingresso mais barato comercializado para o time mandante, sem considerar a meia-entrada. Na prática, se o ticket mais acessível para os anfitriões custar R$ 50, o torcedor visitante pagará no máximo R$ 100.

A iniciativa visa impedir a cobrança de preços abusivos aos visitantes durante a competição. Confira o trecho do documento:

"Antes, por norma prevista no Estatuto do Torcedor (revogado) e no RGC, o ingresso deveria ter valor semelhante ao setor equivalente do estádio, o que causava diferenças na interpretação do conceito de setor equivalente, permitindo, assim, uma cobrança exorbitante ao setor visitante", explica o trecho do Manual de Competições.

Outra alteração significativa foi estabelecida no documento. A entidade passou a regulamentar a política de reciprocidade entre os clubes quanto à carga de ingressos para visitantes. O time visitante poderá solicitar a aquisição antecipada de até 50% dos bilhetes reservados ao seu setor, tendo a possibilidade de utilizá-los como benefícios nos programas de sócio-torcedor.

O documento ainda define dois pontos relevantes: a CBF pretende aprimorar a experiência dos torcedores visitantes nas praças esportivas. Para tanto, determinou que os setores reservados a essas torcidas não podem apresentar obstruções excessivas que comprometam a visibilidade do gramado. Ademais, ficou vetado que os clubes negociem a realização de partidas com torcida única.

Categorias

Ver todas categorias

Pezzolano é um acerto do Inter para 2026?

Sim

Votar

Não

Votar

58 pessoas já votaram