Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, admite liberar a retomada do Campeonato Gaúcho em meio à pandemia do novo coronavírus. Eduardo afirmou que o futebol pode voltar sem a aglomeração de pessoas, ou seja, com portões fechados. Uma videoconferência na próxima semana vai tratar do cronograma para retorno do Gauchão ainda em maio.
Haverá reunião entre FGF (Federação Gaúcha de Futebol) e autoridades do governo entre segunda e terça-feira. Na terça, a federação vai conversar com os 12 clubes que disputam a primeira divisão.
"Entendemos que eventos que geram aglomerações só podem voltar no pós-pandemia. Mas é possível retorno sem aglomerações. Vamos conversar com a FGF. Está na nossa lista de atividades que merecem atenção aos protocolos para verificar as condições de concluírem os campeonatos sem torcida, até termos a segurança para voltarmos com o futebol completo", disse Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, em transmissão pela internet.
A FGF planeja subsidiar testes rápidos para a Covid-19 aos clubes do interior. Os elencos serão submetidos a exames por amostragem.
Grêmio e Internacional compraram testes e estão prontos para retomada dos treinamentos. Os dirigentes aguardam aval do Ministério da Saúde para confirmar reapresentação dos jogadores.
A ideia é voltar às atividades diárias na Arena a partir de segunda-feira (4), com pequenos grupos de atletas em treinos ao ar livre. No Beira-Rio, o plano de momento é retomar treinos ainda na primeira quinzena do mês.
O Campeonato Gaúcho 2020 é disputado em dois turnos. A primeira parte foi conquistada pelo Caxias, em final contra o Grêmio. Caso a equipe de Caxias do Sul vença o returno, é aclamada campeã da temporada. Se houver outro campeão na atual etapa, a final pode ter mudança de formato. Ao invés de jogos de ida e volta, o plano é realizar apenas uma partida.
Fonte: UOL