Em entrevista neste domingo (3) ao programa Domingo Esporte Show, da Rádio Gaúcha, Nelson Marchezan Júnior detalhou o decreto que entrará em vigor em Porto Alegre a partir de terça-feira, explicando de que forma os clubes poderão retomar as atividades na próxima semana. Todavia, o prefeito da capital fez questão de ressaltar que, pelos números avaliados, as competições só devem ser retomadas entre o final de 2020 e início de 2021.
"O texto de liberação se refere a atletas profissionais contratados pelos clubes. Evidentemente que isso pega poucos clubes em Porto Alegre, como: Inter, Grêmio, São José, provavelmente Sogipa e outro clube social. É um número reduzido, mas temos de convir que são entidades que representam cidade e Estado em várias competições, tem grandeza. Em segundo lugar, eles têm profissionais da área da saúde que são muito qualificados e não temos expectativa que de eles desobedeçam as regras de saúde no que se refere aos cuidados com atletas e preparadores físicos. Terceiro, é importante deixar claro que é para condicionamento físico. Ou seja, atividades de contato físico, como partidas de futebol em si, judô, jiu-jitsu, não está autorizado (...) Não me parece que haverá (jogos), de alguma forma, talvez nem nesse ano, mas se ocorrer vai ser mais para o fim do ano o reinício de atividades competitivas que exijam contato físico. Não me parece que seja uma realidade breve. É tudo muito novo. São muitos boatos e algumas orientações científicas, que estamos seguindo. Então, eu diria que, sim, estou bastante cauteloso", explicou.
Ainda em relação ao quadro geral, Marchezan explicou: “Estamos analisando a cada dia a evolução da doença e tomando a decisão de liberar os setores lenta e gradualmente, para não termos um colapso no sistema de saúde como infelizmente vemos em muitas cidades do mundo. Temos hoje o menor patamar de casos graves internados em UTI dos últimos 27 dias. O pico foi de 43 leitos em 10 de abril. Esta estabilidade é um dos fatores que embasaram a decisão (decreto)", em citação ao site oficial da prefeitura.poa.br.
De acordo com o decreto para Atletas profissionais, "fica permitido que atletas profissionais utilizem as dependências dos clubes sociais exclusivamente para o condicionamento físico, respeitando as regras de distanciamento, sem contato ou aglomerações". A prefeitura estima que os efeitos da liberação gradual destes setores serão conhecidos a partir de 8 de maio, 15 dias após a reabertura. O eventual aumento de casos de Covid-19 será considerado referencial para medir a pressão da flexibilização econômica sobre os serviços de saúde, pois a reativação de cada atividade econômica estimula o aumento da circulação de pessoas, e, consequentemente, impacta a dinâmica de transmissão do coronavírus.