Na abertura da 2° rodada do Campeonato Chileno, nesta sexta-feira (31), o jogo entre Coquimbo e Audax Italiano acabou interrompido e suspenso após a invasão de cerca de 45 torcedores de uma organizada em protesto à morte de um torcedor do Colo-Colo, atropelado por um veículo da polícia.
Devido ao incidente, existe um movimento de todas as organizadas chilenas visando a paralização do futebol no país em protesto à truculência das forças policiais, interligado diretamente com as manifestações políticas desde outubro passado. Às 21h, o Unión La Calera recebe o Unión Española, com mesmo clima de tensão.
Por questões de segurança, a federação chilena também antecipou o horário do jogo da Universidad de Chile contra o Curicó, no sábado (1), das 20h para as 17h30min. Uma das principais torcidas do país - a barra Los de Abajo - de La U, convocou o público para não entrar no estádio e fazer uma manifestação fora do local, palco da estreia alvirrubra na Libertadores na próxima terça.
O Inter acompanha atentamente a tensão no país, às vésperas da estreia na Libertadores e já consultou a Conmebol, enquanto aguarda uma posição da entidade. A delegação gaúcha embarcará para Santiago no domingo à tarde. Pela manhã, o time retorna de Erechim, após enfrentar o Ypiranga, pela quarta rodada do Gauchão, e treina no CT Parque Gigante.
Inicialmente, o duelo diante do Universidad, pela segunda fase da pré-Libertadores, está marcado para terça-feira, às 19h15, em Santiago. O jogo de volta está previsto para a semana seguinte, no dia 11 de fevereiro, no mesmo horário, no Beira-Rio.