Texto por Colaborador: Redação 02/02/2026 - 01:28

Paulo Vinícius Coelho, conhecido como PVC, fez críticas contundentes ao modelo de SAF no Brasil durante participação no programa CNN Esportes S/A, da CNN Brasil, neste domingo (1º).

"SAF não pode ser prefixo de safar-se. Não é de se safar. E de preferência que não seja de safado também. Mas assim, não é para se safar", apontou o profissional.

Na visão de PVC, o novo formato de administração deve ampliar a responsabilização dos dirigentes. Segundo ele, escolhas erradas deixam de ficar sem consequências, uma vez que os prejuízos passam a ser arcados diretamente por quem coloca recursos no negócio.

"Você precisa ter um equilíbrio na gestão, seja uma um clube associativo como o Flamengo, seja em uma SAF como o Cruzeiro, como o Atlético, como o Botafogo, como o Vasco. Você precisa ter um equilíbrio de gestão e a SAF tem algumas vantagens. Uma delas é tirar a vida política do clube. Se conselheiro fosse bom, a gente vendia", destacou.

"Você vai trazer mais dinheiro para dentro do futebol. Claro que tem que ter responsabilidade", completou.

Ao abordar episódios recentes envolvendo equipes e seus administradores, PVC pontuou que falhas administrativas não são privilégio das SAFs nem do cenário nacional. Para o jornalista, o esporte frequentemente é visto como vilão, quando deveria ser enxergado como vítima.

"Você precisa criar regras que inviabilizem a picaretagem. O futebol muitas vezes se deixa tratar como vilão, quando na verdade ele é a vítima".

Categorias

Ver todas categorias

Pezzolano é um acerto do Inter para 2026?

Sim

Votar

Não

Votar

58 pessoas já votaram