Texto por Colaborador: Redação 21/02/2026 - 01:29

A CBF e a Genius Sports deram um passo importante na modernização do futebol brasileiro. A primeira fase de testes do impedimento semiautomático — o SAOT, na sigla em inglês — foi concluída com sucesso no Maracanã. O sistema foi ativado durante o clássico entre Fluminense e Botafogo, no dia 12 de fevereiro, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro, e as imagens geradas confirmaram que as decisões da arbitragem em campo estavam corretas.

O sistema produz imagens "gamificadas" dos lances mais difíceis de avaliar, com os jogadores representados como avatares de videogame — inclusive com os uniformes dos clubes. Em um dos lances analisados no clássico carioca, Renê, do Fluminense, aparece com o pé direito à frente de Alex Telles, do Botafogo, cuja posição delimita a linha do impedimento. Em outro, Luciano Acosta, também do Flu, é mostrado em posição legal, com o zagueiro Alexandre Barboza dando condição para o lance. Em ambas as situações, a tecnologia referendou as decisões do árbitro Rafael Klein.

Por ora, os árbitros ainda não têm acesso às imagens durante as partidas — a consulta ao SAOT segue restrita à fase de testes. A expectativa, no entanto, é que a tecnologia seja incorporada oficialmente em breve.

Para o presidente do Grupo de Trabalho da Arbitragem da CBF, Netto Góes, o resultado foi bastante animador: "O uso da tecnologia é voltado para otimizar a decisão do árbitro em campo, oferecendo ferramentas para que ele tome a melhor decisão. Isto realmente vai tornar muito mais transparente o jogo, expondo para o torcedor, para o dirigente, as decisões com bastante clareza por meio de imagens."

Góes também destacou que o SAOT vai além da marcação de impedimentos. A tecnologia prevê melhorias na infraestrutura dos estádios e a coleta de dados dos atletas, que serão armazenados e disponibilizados aos clubes — tudo dentro do contrato firmado entre a CBF e a Genius. "Tudo isto é custeado pela CBF no contrato assinado com a Genius", afirmou.

Enquanto o Maracanã passará por mais uma rodada de testes, outros seis estádios já estão na fila para receber a instalação do equipamento: Arena do Grêmio, Arena MRV, Allianz Parque, Maião, Arena Fonte Nova e Vila Belmiro.

Categorias

Ver todas categorias

Pezzolano é um acerto do Inter para 2026?

Sim

Votar

Não

Votar

88 pessoas já votaram