Ricardo Duarte / InterHá nem 10 dias atrás o Internacional goleava o Atlético-MG para a euforia de mais de 39 mil colorados no Beira-Rio. Neste domingo, uma equipe fraquejante afundou no Castelão pelo mesmo placar diante do pior mandante até então da Série A. Como explicar isso e que de equipe estamos falando exatamente? Da mesma, "oras bolas"...
Primeiramente, o Internacional, assim como outros elencos medianos do Brasil, claramente não possui capacidade de vencer nos pontos corridos. Tirando o 1° turno, quando alguns times conseguem surpreender ali e acolá, no 2° a média geral costuma cair como um todo, tendo em vista que os desesperados na parte de baixo passam a vender mais dolorasamente as derrotas. Se para os gaúchos era importante não perder, para os cearenses era o jogo da vida. O confronto desta 21° rodada ainda contou com um fator a mais na brutal diferença de preparação de ambos os lados: os nordestinos jogavam com a faca entre os dentes tendo a semana cheia, o SCI - que havia chegado do Peru poucas "horas" antes - brigou para ficar de pé no escorregadio gramado do Castelão.
Ainda assim, caso não tivéssemos cometido erros bobos - como as seguidas faltas na frente da área - o empate se mostrava bastante plausível nos 45' iniciais, mas o melhor trabalho coletivo do Leão do Pici, que empurrados por uma massa de respeito, pesaram contra um Internacional desfocado e ciente de que, em qualquer lesão ou dividida, o risco para quinta seria pago de maneira muito mais prejudicial. Dias antes o Galo de Cuca havia sofrido pelo mesmo veneno, só que no Gigante. O planejamento era correr um risco calculado, mas ele esfarelou após o 1 a 0, a vaca tinha ido pro brejo... os pequenos detalhes pela impossibilidade de qualquer preparação ideal foram nítidos, fomos uma caricatura.
Parece indubitável que o revés para os comandados de Vojvoda passou da conta pela elasticidade do placar, contudo ele apresentou algumas situações que parecem evidentes no Beira-Rio: a deficiência do elenco e o quanto a nossa forma de jogo é maximizada pelo contra-golpe. O Colorado tem um time titular (aquele XI ideal) capaz de superar os mais poderosos do Campeonato Brasileiro, como Flamengo ou Palmeiras, no entanto, quando é preciso focar (ou ocorrem turbulências de muitas lesões concomitantemente) em alguma competição em que há real chance de título, o efeito colateral aparece. "Brother" Menezes tem à sua disposição inúmeras peças de qualidade duvidosa e que costumam comprometer (Johnny, Liziero, David) e outras claramente ainda cruas (T. Lara, Alemão), essas individualidades quando entram numa base mista, afundam. Já quando entram em uma base mais consistente e titular, podem até ajudar ou pelo menos não comprometer, porém, encontrar essa dosagem nem sempre é simples, fácil ou possível. A de ontem claramente ficou muito aquém.
O SCI de maneira geral faz nesta temporada um campeonato ao seu nível, com alguns picos e poucas quedas, mas mantendo uma média. Todavia, estando há apenas 4 jogos de um possível título, é preciso compreender por vezes alguns tropeços: foi apenas a 4° derrota do atual técnico, a segunda realmente irritante (tal qual a do Botafogo), em mais de 20 jogos. Agora, resta-nos fazer o mesmo dos últimos jogos em casa, lotando e empurrando, para que essa boa formação titular possa fazer o dever de casa e nos colocar nas semifinais. Até lá (uma possível final), poderemos receber o contra-gosto de alguns insucessos (ou um ou outro fiasco), tendo em conta justamente essa qualidade dúbia quando se leva em conta todo o elenco vermelho. É o céu ou o inferno. Esse mesmo Internacional pode nos levar a glória em Mendoza ou nos irritar de vez em quando, o ponto final, no entanto, só saberemos na sequência.
Saudações coloradas
Alan Rother
05/12
04:30
Barcellos avalia deixar presidência do Inter independente do resultado contra o Bragantino
05/12
04:00
Rebaixamento pode levar Inter ao colapso financeiro e até recuperação judicial
05/12
03:00
Especulações sobre comando técnico do Inter em 2026 ganham força, mas clube nega negociações
05/12
02:30
Flamengo mira Vitão para zaga, mas zagueiro prioriza retorno à Europa
05/12
02:00
Inter lidera risco de rebaixamento em rodada final dramática do Brasileirão
04/12
19:43
Conflitos no vestiário expõem desunião do elenco do Inter e aprofundam crise no clube
04/12
13:50
Inter terá de reduzir custos se cair e dois medalhões do elenco devem sair
04/12
13:42
Conselheiros pressionam por renúncia de Alessandro Barcellos
04/12
13:30
Rafael Sobis desabafa após nova derrota do Inter: “É o cúmulo da várzea”
04/12
13:10
Renata Fan critica gestão e pede renúncia de Barcellos após mais um fiasco do Inter
04/12
04:00
Cronistas e jornalistas criticam direção do Inter e lamentam situação às vésperas do rebaixamento
04/12
03:30
Inter precisa vencer Bragantino e contar com combinação de resultados para escapar do rebaixamento
04/12
02:00
Bisol lamenta derrota "horrível" para o São Paulo e faz apelo ao torcedor: "Temos pouco crédito"
04/12
01:00
Abel Braga cobra honra dos jogadores após derrota que deixa clube à beira do rebaixamento
04/12
00:02
Vitão pede desculpas à torcida e garante: "Enquanto tiver 1% de chance, vamos ter 99% de fé"
03/12
22:00
Inter perde mais uma e está praticamente rebaixado
03/12
21:50
Números de São Paulo 3x0 Inter - Brasileirão 2025
03/12
13:40
Inter entra em “final” contra o São Paulo com sete pendurados para a última rodada