Texto por Colaborador: Redação 05/02/2026 - 01:37

Técnico do Flamengo, Filipe Luís não ficou satisfeito com a atuação do time no empate por 1 a 1 com o Internacional nesta quarta-feira (4), pela segunda rodada do Brasileirão. Em entrevista coletiva após a partida no Maracanã, o treinador afirmou que a equipe esteve mais próxima de perder o jogo em vez de conseguir vitória. Além disso, relacionou o desempenho ruim ao nível físico neste início de temporada.

"Primeiro, é reconhecer o jogo ruim da equipe. Me lembrou muito o jogo contra o Táchira, na fase de grupos da Libertadores do ano passado. Me lembrou bastante esse jogo de volta, com algumas ações fora de tempo, algumas pressões a destempo. Foi muito parecido. Hoje ficou muito evidente que ainda falta um pouco da parte física dos jogadores. Eles ainda não estão bem fisicamente da forma que eu espero que estejam e da forma que estão acostumados a jogar. Estão chegando um metro atrasados, fazendo as ações um pouco depois do tempo ideal, chegando à pressão de forma atrasada. A bola está escapando um pouco do pé, e isso também está ligado ao aspecto mental, às decisões erradas", declarou Filipe.

"Então, a parte física influencia diretamente: você cansa mais, pensa pior e toma decisões erradas. Os jogadores ainda estão nesse processo. Pelo jeito que eu conheço deles, isso ainda vai levar um pouco de tempo, mas a gente vai voltar. Eu não tenho dúvida de que estamos no caminho certo. Os jogadores já estão melhorando essa parte física com os jogos, e vamos evoluir. Esses aspectos vão ser corrigidos. Tenho certeza de que as pressões vão encaixar melhor, a linha vai subir de forma conjunta e tudo vai estar em um timing melhor. Porque, quando um vai sem o companheiro conseguir acompanhar, como aconteceu hoje, o time fica muito exposto, a ponto de eu dizer que estivemos mais perto da derrota do que da vitória", completou o técnico do Flamengo.

O jogo contra o Inter marcou a estreia de Lucas Paquetá como titular e o primeiro jogo do reforço no Maracanã desde o retorno ao Brasil. O camisa 20 atuou como meia pelo lado direito. Questionado sobre a posição ideal em que pretende usar o jogador da Seleção Brasileira, Filipe Luís valorizou a versatilidade do atleta.

"O Paquetá, como eu já falei, pode jogar em todas as posições do ataque. Ele encaixa muito bem nessa função, tem muita chegada na área em profundidade, domina muito bem o jogo entre as linhas, consegue girar e finalizar. Hoje teve, se não me engano, duas possibilidades claras de fazer gol e se associou muito bem com o lateral. Ele consegue jogar em toda a faixa do campo, fazer esse movimento de ida e volta, que é uma posição muito exigente. Mas isso não quer dizer que ele só vai jogar ali. Pode ser que atue em outras posições. O mais importante é que ele é um jogador muito determinante, muito diferente. Mesmo não estando na sua melhor forma física, você vê a qualidade que ele tem. É um jogador que faz a diferença", completou.

O time de Filipe Luís foi vaiado em momentos pontuais da partida e, especialmente, após o apito final. Antes do empate com o Colorado, o Rubro-Negro vinha de derrotas para Fluminense no Carioca, São Paulo no Brasileiro e Corinthians na Supercopa do Brasil.

O lateral-direito Varela também comentou sobre o protesto da torcida após o jogo. Devido à participação na Copa Intercontinental em dezembro, o grupo iniciou a pré-temporada mais tarde do que a maioria dos clubes da Série A. A questão física tem pesado, avalia Varela.

"Se vê que é um dos problemas. Não estamos 100%, uns mais do que outros. O importante é tentar não falar muito e confiar nesse elenco que já deu muitas alegrias e temos muito pela frente. Devemos levantar a cabeça para sair dessa situação", respondeu o lateral-direito.

Categorias

Ver todas categorias

Pezzolano é um acerto do Inter para 2026?

Sim

Votar

Não

Votar

59 pessoas já votaram